O rock’n’roll surgiu nos anos 1950?

Ramis Al Bud

Muito além de Elvis Presley, Chuck Berry e Bill Haley…

Os artistas que ajudaram na formação e consolidação do rock’n’roll não ganharam nem os milhões e nem a mesma fama dos artistas do mainstream da época, porém são de igual importância, e não tô falando de obscuridades dos confins dos EUA, muito pelo contrário!

Pode soar bem clichê, mas uma coisa que é fato é que o rock teve grande influência de country music e blues, jazz e gospel, ou contextualizando como na época, música branca e música negra.

Falando de algo mais concreto, “Rock Around the Clock” de Bill Haley and the Comets é considerado, quase que num senso popular comum, como o primeiro Rock do mundo, e até eu mesmo sou dessa opinião, em partes… Não como o primeiro rock do mundo, mas talvez o primeiro rock comercial do mundo, da maneira que passamos a conhecer e da maneira que o estilo ganhou cara a partir de 1954. Verdade seja dita, o próprio Bill já havia feito outras excelentes tentativas antes, mas nunca por um selo tão expressivo quanto a Decca Records por onde seu maior hit foi lançado, ainda no lado B do compacto que dava destaque à Thirteen Women, essa gravada no lado A (na época era muito comum o hit, ou o que a gravadora considerava hit, sair no lado A do single). E sim… eventualmente as edições seguintes do single inverteram os lados, dando o status de hit ao verdadeiro hit, Rock Around the Clock.

 

Bill Haley & His Comets – Rock Around The Clock (1955)

 

Mas e antes disso? Não existia nada? Claro que existia, e muita coisa!
Falando de pré rock’n’roll e a necessidade que as pessoas tem de ter um marco zero, muitos consideram a legendária gravação de Rocket 88, de Jackie Brenston and His Delta Cats como o primeiro rock’n’roll, e dessa vez, o primeiro mesmo. Duas curiosidades interessantes: a primeira é que essa canção foi gravada em março de 1951 nos estúdios da Memphis Recording Service, ou Sun Records eventualmente, se você preferir, e foi lançada pela legendária Chess Records, mesmo selo que lançou Chuck Berry, Muddy Waters, Etta James, e uma infinidade de legendários do blues. A segunda é que os Delta Cats na verdade eram os Kings of Rhythm, liderados por Ike Turner, que ainda era pianista (e um baita pianista, diga-se de passagem), e Jackie Brenston era saxofonista na banda. Segundo a história, Ike quem iria cantar essa canção mas digamos queseu timbre de voz, não ajudava muito, então, ali na hora, o produtor da sessão, Sam Phillips insistiu para que outro assumisse o posto de vocalista para aquela gravação, e aí Jackie Brenston passou a ser vocalista nessa e em mais um monte de gravações feitas posteriomente.

 

Rocket "88" – Jackie Brenston & His Delta Cats

 

Ainda antes de 1951, muita coisa foi produzida e poderia ser chamada de o primeiro rock’n’roll do mundo, mas como eu não faço a mínima questão de dar esse título a nenhuma música, (até por que, quem sou eu para isso?) vou apenas compilar, de maneira bem rasa e rápida, algumas canções que sem dúvidas tem elementos ou tiveram influência na formação do rock.

Bom, do lado da música negra, podemos citar alguns exemplos começando com essa excelente canção de 1929, When the Levee Breaks com Kansas Joe McCoy e Memphis Minnie, um blues uptempo bem “avançadinho” pra época, com vários riffs comendo solto no intervalo das estrofes.

 

Kansas Joe McCoy & Memphis Minnie – When the Levee Breaks (1929)

 

Agora quase 10 anos depois, dezembro de 1938, temos essa canção de um dos maiores nomes do blues, antes mesmo de ser um dos maiores nomes do rock’n’roll, Big Joe Turner. Muitos consideram essa canção como sendo um “paleo rock’n’roll, um avô do rock, algo assim, só para dar um nome. Fato é que o Boogie Woogie sempre teve muita influência no rock’n’roll, e aqui em Roll’em Pete podemos notar o tamanho da influência.

 

BIG JOE TURNER: "Roll'em Pete", 1939

 

Apesar de muita gente na época considerar o rock como a própria cobra que induziu Eva a morder a maçã, o gospel, principalmente aquele advindo e produzido pela comunidade negra, também teve um papel muito importante na formação do rock’n’roll, graças a várias canções recheadas de melodias bem estruturadas e ritmo mais acelerado e até dançante, o que também vai de encontro à influência que o estilo daria ao doo-wop posteriormente (mas isso é papo pra outro post).

Abaixo podemos ouvir I Was Born About Ten Thousand Years Ago, com Golden Gate Quartet. Ah, e vale notar que Eu Nasci Há 10.000 Anos Atrás de Raul Seixas não surgiu assim do nada…

 

I Was Born About Ten Thousand Years Ago

 

Agora falando do lado caipira da coisa, não podemos de deixar de citar o Westen Swing de Bob Wills and the Texas Playboys, juntando elementos do jazz e do country em uma coisa só, com letras que iam mais além, podemos dizer assim. Abaixo podemos ouvir I’m a Ding Dong Daddy, de 1937.

 

Bob Wills – I'm A Ding Dong Daddy (From Dumas) 78

 

Eventualmente o próprio Bob Wills gravou um belo Rock, como podemos conferir abaixo, e que soava muito mais com o tal do pré rock’n’roll. O vocalista da banda na ocasião era, se não me engano, Tommy Duncan, e o próprio pergunta a Bob se ele gostava de rock’n’roll, que responde “mas é claro, eu faço rock’n’roll há muito tempo”. Curiosamente muitos dizem que Bob Wills em algumas oportunidades teria mencionado que ele já, realmente, fazia rock’n’roll antes dele ater esse nome.

 

Bob Wills & The Texas Playboys – So Let's Rock

 

Para dar fim ao assunto, pelo menos por enquanto, a próxima canção que gostaria de apontar é Hot Rod Race, de 1951, cantada por Red Foley, uma das figuras mais respeitadas da música country de todos os tempos. Percebam essa levada safadinha e essa guitarrinha buzinando pra todos os lados, não tem como não dizer que isso aí não é rock’n’roll demais, ou quase isso!

 

Hot Rod Race – Red Foley

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